Quem sou eu

Minha foto
Na Escola Dr. Homero de Miranda Gomes, o Programa Mais Educação oferece as oficinas de: Banda/Fanfarra, Dança, Matemática, Português e Tênis de Mesa aos seus alunos. SEJA BEM-VINDO AO NOSSO BLOG!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Professor Marcos

Professor Marcos Machado de Moura - Professor de Tênis de Mesa

História do Tênis de Mesa

O Tênis de Mesa é um esporte que surgiu na Inglaterra na segunda metade do século XIX. Chegou ao Brasil na primeira década do século XX, trazido por turistas ingleses. É considerado um dos esportes mais populares do mundo.

Características do esporte: regras e equipamentos

O tênis de mesa é praticado numa mesa que possui 2,74 metros de comprimento por 1,45 metro de largura. A altura da mesa deve ficar a 76 cm de distância do solo. No meio da mesa é fixada uma rede com 1,83 metro de comprimento e 15,25 cm de altura.
O objetivo do jogo é marcar pontos. Isso ocorre quando o adversário manda a bola para fora da mesa (no lado oposto ao seu) ou quando ele não alcança a bola (desde que a bola tenha batido no lado de sua mesa). A bola só pode bater uma vez de cada lado da mesa. No saque (início da jogada), a bola deve tocar uma vez em cada metade da mesa. Caso isso não ocorra, o jogador que efetuou o saque dá um ponto para o adversário.  Vence o jogador que consegue ganhar 3 sets (nas partida de 5 sets) ou 4 (nas partidas de 7 sets). Cada set é composto por 11 pontos. Quando há empate em 10 pontos, vence quem colocar dois pontos de vantagem sobre o adversário.
Além da mesa e da rede, os outros equipamemtos necessários para a prática deste esporte são a bola e as raquetes. A bola é feita de celulóide ou material plástico similar e deve ter 40 mm de diâmetro. A raquete é feita de 85% de madeira, não havendo limite para tamanho da mesma. A parte da raquete que bate na bola é coberta por borracha.
Os jogos de tênis de mesa podem ser disputados um contra um (individuais) ou dupla contra dupla.

Federações e Confederações

- Os eventos e competições internacionais são realizados pela ITTF (International Tennis Table Federation).
- Os campeonatos e eventos brasileiros são organizados pela CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa).
Curiosidades do esporte:
- O primeiro campeonato mundial de tênis de mesa ocorreu em 1927, na cidade de Londres (Inglaterra).
- O tênis de mesa tornou-se um esporte olímpico somente em 1988, nas Olimpíadas de Seul (Coréia do Sul).
- O jogador Hugo Hoyama é o destaque do tênis de mesa brasileiro na atualidade. Ele ganhou várias medalhas em campeonatos mundiais, pan-americanos (recordista brasileiro) e Jogos Olímpicos

Fonte: http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/tenis_de_mesa.htm




terça-feira, 25 de outubro de 2011

Professora Mônica

Professora Mônica Ferreira Ferro - Dança 

Street Dance
                                                                                                                
     O Street Dance foi criado nos Estados Unidos na década de 1970. Assim como na Dança de Salão, o Street Dance é composto por vários estilos. Entre eles, destacam-se: o Locking, criado por Don Campbell no início dos anos 70, o Popping, criado por Boogaloo Sam entre os anos de 1971 e 1972, o B-Boying, criado nos anos 80 nas ruas de Nova York, e o Freestyle, criado em 1982 a partir de uma dança denominada House.      Durante o curso os alunos aprenderão os estilos: Locking, Popping e Breaking.
Locking:
Criado na década de 70 por Don Campbell, esse estilo foi inspirado em uma dança chamada Funky Chicken, tendo como base o Funk Music.

Popping:
Criado entre os anos de 1971 e 1972 por Boogaloo Sam, o Popping é caracterizado pela contração muscular do corpo e se apropria de movimentos de ilusão, mímica, desenhos animados. Também inspirado por passos usados pelo cantor James Brown, denominado por ele mesmo de Boogaloo .

B.boying: 
O básico do estilo é gingado (dança normal ereto), trabalho de pés, paradas repentinas, giros e saltos diversos. Explora também movimentos feitos nos chão.

Fonte: http://www.contemporaneadeartes.com.br/street_dance_56.html